AÇORIANO ORIENTAL «Recuperar e manter vivo o património, de mãos dadas com a investigação científica» SANDRA PACHECO AÇORIANO ORIENTAL Numa altura em que são poucos os estudos feitos sobre os cetáceos nos Açores, avança o projecto Futurismo Whale Watching, de Ruben Rodrigues, na ilha de S.Miguel. Um projecto que de certa forma completa duas paixões— pelo mar e pela investigação científica. Ruben Rodrigues explica que
DOMINGO 7 DE JULHO DE 2002
Mais, «queríamos recuperar um dos edificios para manter um Museu com os equipamentos que ali existem, tais como os autoclaves, onde se derretia a gordura do cachalote». Segundo Rodrigues «é perfeitamente possível recuperar essa unidade para Museu, que de certa forma, deu uma imagem daquilo que era a actividade baleeira na Ilha de S. Miguel», disse.
Através do mesmo «poderíamos recuperar e manter vivo de certa forma o património cultural e patrimonial, mas, pretendíamos ter ao mesmo tempo, uma outra visão das coisas».Isto é, « não pretendíamos ficar presos ao passado» mas sim, «gostaríamos de olhar o futuro que passa pela investigação científica sobre os cachalotes e os cetáceos, porque existem poucos estudos sobre os cetáceos nos Açores», explicou.
O Projecto Futurismo Whale Watching arrancou em 1994, e a verdade é que já são muitos os adeptos deste tipo de actividades náuticas. Ruben Rodrigues adianta que «já se nota que há de facto turistas que se deslocam a S. Miguel durante uma semana ou mais, fazem as visitas tradicionais às lagoas, passeios a pé, e já têm mais disponibilidade de usufruirem doutras actividades nomeadamente as náuticas. Estas últimas nunca tiveram muita procura na ilha».
Apar da indisponibilidade dos locais e dos turistas, uma outra ainda mais importante, a das entidades governamentais, neste caso específico, a desconfiança do Departamento de Oceanografia e Pescas. A este propósito Ruben Rodrigues adianta que «têm-se vindo a fazer alguma coisa mas ainda é muito pouco, conhece-se muito pouco dos hábitos do cachalote, golfinhos,acho que era necessário para fins de investigação científica fazer-se mais», adiantou. «Também ainda não foi possível pôr de pé essa unidade de investigação científica, faltou a cooperação do Departamento de Oceanografia e Pescas, eles nunca viram muito bem a possibilidade de coordenarem essa unidade científica aqui em São Miguel a partir da Horta» disse. Mais ainda, «este projecto foi olhado com desconfiança, poderia ser o princípio para a tal famigerada deslocação do DOP, da Horta para S. Miguel, enfim uma série de preconceitos que ainda existem, e por vezes sem fundamento.
PONTOS
• Futurismo
Um projecto que apesar dejovem, já tem grande número de adeptos em São Miguel
• Whale Watching
Mais que um passeio de mar, uma oportunidade de observar o comportamento dos cetáceos
• Turistas
Sobretudo os suecos, apostam neste tipo de actividade náutica na ilha de São Miguel
• Passeios durante todo o ano
De Verão e de Inverno um passeio de mar sabe sempre bem, desde que o tempo ajude
• Vigias
São dois e asseguram a vigia às baleias e golfinhos na costa norte da ilha de São Miguel
• Semi rígidos
Os passeios são feitos regra geral de semi-rígido e são feitos na maior das seguranças -
• Preços
Não são altos e pela quantia de 45 euros por pessoa, há a possibilidade de avistar baleias e golfinhos
FICHA
• LUGAR
FUTURISMO WHALE WATCHING
• ACTIV1DADE
ESTUDO E OBSERVAÇÃO DE CETÂCEOS
• ÉPOCA
DIJRANTE TODO ANO
Educação ambiental
Face à indisponibilidade do DOP, a ‘Futurismo’ avançou com a reestruturação do projecto, e avançou com um outro apostando forte na educação ambiental, onde segundo Ruben Rodrigues «temos infraestruturas capazes de dar apoio às escolas do 1º
ciclo e uma fase do secundário, permitindo a deslocação dos alunos a actividades de preservação ambiental»